Aprenda sobre o design contemporâneo do Brasil · Raiz Project

Aprenda sobre o design contemporâneo do Brasil

Contemporary furniture - Raiz Project
Razões provam que o mobiliário contemporâneo brasileiro será o melhor do mundo
setembro 18, 2019
What are the characteristics of modern design
Quais são as características do design moderno
setembro 24, 2019
Learn about Brazil’s contemporary design - Project Raiz

O contemporâneo é o nosso tempo, é a soma das ações, atitudes e hábitos das pessoas em seus contextos culturais.
No design contemporâneo, além das relações históricas, destacam-se as relações socioculturais, visando a melhor abordagem de análise e interpretação dos objetos, conteúdos e significados que os compõem.


O design de móveis brasileiros, por exemplo, combina artesanato tradicional com materiais modernos e reflete-se em duas épocas: o modernista entre as décadas de 40 e 60, conhecido como “idade de ouro” e a vanguarda contemporânea dos últimos vinte anos.

Crescimento do design contemporâneo brasileiro


Para contextualizar a realidade brasileira, é importante destacar que, a partir do início dos anos 90, houve um crescimento do design no Brasil. Esse fato se reflete no aumento do número de cursos, escolas, escritórios e associações implementados ou escalados em todo o país.

Fernando e Humberto Campana são, sem dúvida, precursores desse movimento, tendo, nos anos 90, utilizado itens do cotidiano, como plástico bolha, mangueira de jardim e ralo do chuveiro, movendo-os para o universo dos móveis e subvertendo sua natureza.

Nova linguagem do design contemporâneo brasileiro

Assim, surgiu uma nova linguagem surpreendente que conquistou as galerias da indústria e o design. Arquitetos brasileiros de modernismo de renome internacional, como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi ou Paulo Mendes da Rocha, projetam móveis e objetos que se encaixam perfeitamente em sua própria arquitetura e continuam com padrões internacionais de design até hoje.

Outros renomados designers brasileiros, como Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, móveis CIMO e José Zanine Caldas. Nos tempos contemporâneos, o design tornou-se um campo valorizado, divulgado, estimulado e altamente comercializado.

Eventos de design cresceram intensamente

Fatos apresentados, é compreensível que os prêmios, concursos, bienais, exposições e eventos de design tenham crescido intensamente desde o início dos anos 2000.

Esses são os eventos que se consolidaram na última década e começaram a institucionalizar os nomes dos designers contemporâneos, garantindo que eles subam para níveis mais altos em suas carreiras. Um caso icônico de criatividade é o ventilador de teto Spirit, criado por Guto Indio da Costa em 2001: aliado a um fabricante de cassetes que estava prestes a falir quando seu produto se tornou obsoleto, Guto desenvolveu um projeto inovador que o aproveitava usando as máquinas existentes na empresa.


Grandes nomes do design brasileiro são responsáveis ​​por peças

Um best-seller, ‘Spirit’ também ganhou reconhecimento internacional com o IF Design Awards. Independentemente da forma de produção, as criações de projetos experimentais também ganharam mais espaço. Parece haver uma maior compreensão do público e interesse em projetos conceituais que, em alguns casos, até flertam com a arte.


Grandes nomes do design brasileiro são responsáveis ​​por móveis, edifícios, casas, paisagens e construções que são verdadeiras obras de arte.

Um dos maiores nomes do design arquitetônico brasileiro, Oscar Niemeyer, além de suas obras notáveis ​​em todo o mundo, há um lado menos comentado no trabalho do mestre: o do designer de móveis. A investida de Niemeyer no universo dos móveis começou no final da década de 1970, enquanto morava na França.

Não foram muitas as peças projetadas pelo arquiteto, mas algumas se tornaram ícones do mobiliário brasileiro. O traço inconfundível do arquiteto, suas linhas curvas e estruturas suspensas também estão presentes nas peças. A julgar por obras como Niemeyer na década de 1970 e os irmãos Campana na década de 1990, fica claro que o design brasileiro contemporâneo cria sua própria identidade criativa há muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *