Sérgio Matos · Raiz Project

Desde a abertura do estúdio em 2010, sua trajetória colhe prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Abre rotas para a difusão do conhecimento, em que a união do design ao artesanato resulta em consultorias dirigidas às comunidades artesãs. Cada experiência cria oportunidades empreendedoras e resgata sonhos individuais e coletivos. Fortalece, ainda, a crença nas habilidades herdadas dos antepassados e projeta a autoestima como combustível para aprimorar as riquezas que estão na ponta dos dedos e na palma das mãos.

Sérgio Matos é designer que conta histórias por meio de suas pesquisas e ideias materializadas, estabelecendo conexões afetivas alicerçadas na identidade e ancestralidade brasileiras. A cultura é matéria-prima essencial de seu trabalho, que revela uma busca genuína por originalidade. A intenção é de um design distante de tendências e exaltando identidade, provocando reflexões e sensações a partir de tramas têxteis. Sua trajetória - desde a abertura do estúdio, em 2010 - colhe reconhecimento e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro além das fronteiras, um percurso que também abre rotas para a difusão do conhecimento, ao estabelecer, na junção  do design com o artesanato consultorias dirigidas às comunidades artesãs, experiências que traduzem uma imersão na ancestralidade, na riqueza material e imaterial do lugar, na otimização da matéria-prima do entorno e referências de pertencimento.

O designer entende que as pessoas estão interessadas em produtos que estabeleçam elos com suas memórias e vivências, que tenham ligação com suas próprias referências e atitudes diante do que as cerca. Para ele, mais que função, o design tem o poder de abrigar memória e laços afetivos. É dessa percepção – forrada com a essência da brasilidade - que Sérgio Matos se abastece e nutre o desenvolvimento de produtos de mobiliário e decoração. Tudo referendado no caldeirão cultural com tempero mestiço. A base sólida da criação finca os pés na regionalidade, na identidade que resiste ao tempo e preserva saberes ancestrais que repousam em comunidades artesãs. O feito à mão, com calor humano, estampa o selo da originalidade de objetos que, dentro e fora do Brasil, despertam admiração.

O estúdio tem uma atmosfera de tear pela assinatura singular das tramas que envolvem parcela representativa dos produtos. A corda náutica, material  utilizado como revestimento na maior parte dos produtos, acabou se tornando sua maior identidade. As criações de Sérgio Matos são bastante conceituais, mas funcionam como peça de arte ou no cotidiano de uma família. Ao mesmo tempo, nos inúmeros projetos que Sérgio Matos desenvolve em comunidades artesãs, cada experiência gera oportunidades empreendedoras; resgata sonhos individuais e coletivos; fortalece a crença nas habilidades herdadas dos antepassados e projeta a autoestima como combustível para aprimorar riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos.

Get in touch with Sérgio Matos

Visit Sérgio Matos

Rua Dom Pedro II, 933

Prata - Campina Grande - PB

CEP: 58400-565 - Brazil

studiosergiojmatos@gmail.com

+55 83 3066-4390