Modernismo brasileiro: design de móveis no Brasil · Raiz Project

Modernismo brasileiro: design de móveis no Brasil

What are the characteristics of modern design
Quais são as características do design moderno
setembro 24, 2019
Que habilidades você precisa para ser um designer de móveis?
novembro 8, 2019
Furniture design in Brazil

Algumas características são impressionantes quando olhamos para o mobiliário brasileiro produzido entre as décadas de 1930 e 1970. Além de sua evidente qualidade construtiva e material, diferentes móveis coexistem de diferentes autores, elementos que apontam para uma identidade comum.

Pela convergência de procedimentos quanto ao design e possível uso de determinadas matérias-primas, principalmente a madeira, que acabou gerando a denominação móvel modernista brasileira. Apesar da proposta internacional de modernismo, os móveis produzidos no Brasil no período indicam padrões sem precedentes de concepção e execução. Não é de surpreender, portanto, que eles tenham se fixado tão fortemente na memória coletiva.

Design de móveis brasileiro ao longo do tempo

A produção especializada de móveis modernos brasileiros se espalhou pelos anos 50, com a consolidação da arquitetura moderna, em um processo que culminaria na construção de Brasília.

O design ganhou muito mais espaço nos países da América Latina durante os anos 90 e 2000. Também influenciado pela internet e pela evolução da tecnologia, hoje o valor estético está presente em todos os objetos, inclusive dispositivos e aparelhos eletrônicos, que combinam funcionalidade com aspecto visual.

A reprodução em massa de peças assinadas por artistas se tornou uma característica do design atual. O design moderno é um dos mais democráticos. Compatível com todos os tipos de ambiente, é ótimo para os mais pequenos, mas funciona perfeitamente em espaços maiores, onde pode mostrar toda a sua força.

O mobiliário brasileiro simples, mas eficiente

Uma parte fundamental das características do design moderno de móveis brasileiros é sua simplicidade e design eficiente. Portanto, desde suas primeiras características, acredita-se que eles considerem seu impacto ambiental e durabilidade a longo prazo, evitando sua rápida obsolescência.

O mobiliário brasileiro utiliza a madeira como principal matéria-prima para a realização de sua linguagem, tanto no nível funcional, técnico e construtivo, quanto no formal e simbólico. Aparentemente, essa condição deriva da diversidade de espécies existentes em seu amplo território e da presença marcante de madeira no cotidiano do Brasil, relatando seu patrimônio colonial.

Essa situação nos leva a entender isso como uma tradição, estabelecida na mão de obra e na produção artesanal, envolvendo os objetos de uso diário, os móveis e a própria residência.
O desenvolvimento desse fato pode ser verificado em uma cultura brasileira de design de móveis, que se constituiu durante muito tempo de afirmação e reconhecimento do movimento brasileiro moderno, em arquitetura e urbanismo e em móveis.

A variedade e preocupação ambiental do mobiliário brasileiro

O estilo moderno também é um retorno ao básico e, portanto, valoriza o uso de materiais cotidianos ou naturais, evitando componentes excessivamente elaborados. As estrelas brilhantes são madeira tradicional, vidro, couro, cimento, fibras naturais, madeiras não tratadas e, principalmente, metais, amplamente utilizados na decoração modernista, de lustres a móveis. O uso de materiais incomuns, como mangueiras de água, nascentes e até animais empalhados, também é explorado na composição criativa de muitas peças de móveis brasileiros.

Mas nem tudo é criatividade usando essas coisas – muitos designers brasileiros sabem que a criação de seus móveis deve seguir uma das principais agendas de hoje: a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Ao longo dos anos, o setor voltou seus olhos para designers brasileiros independentes e ajuda a divulgar que esse tipo de arte deve andar de mãos dadas com a conscientização ambiental. O trabalho autoral combinado com o conhecimento de comunidades e artesãos que dominam técnicas antigas é uma ótima maneira de criar peças contemporâneas que identificam o mobiliário brasileiro como um dos mais atraentes e inovadores do mundo hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *