Quais são as características do design moderno · Raiz Project

Quais são as características do design moderno

Learn about Brazil’s contemporary design - Project Raiz
Aprenda sobre o design contemporâneo do Brasil
setembro 20, 2019
Furniture design in Brazil
Modernismo brasileiro: design de móveis no Brasil
outubro 22, 2019
What are the characteristics of modern design

A produção em massa e a mecanização do trabalho causada pela revolução industrial criaram uma necessidade e incentivaram a produção artesanal, principalmente no setor moveleiro e têxtil.

Design moderno: feito pelo povo e para o povo


De 1880 a 1917, o movimento inglês de Artes e Ofícios, através de seu líder William Morris, veio defender uma arte “feita pelo povo e para o povo”. O ato de reavaliar o trabalho manual e restaurar o valor estético dos objetos criados para o uso diário acabaria por se tornar o que conhecemos como “design”.

A diferenciação do trabalho de design entre o gerente de design da indústria e o artesão com uma tradição antiga fica evidente. Essa mudança de paradigma na produção tem sido tão contrastante que até hoje é controverso considerar um artesão um tipo de designer.

Produção especializada de móveis modernos no Brasil

A produção especializada de móveis modernos no Brasil se espalhou pelos anos 50, com a consolidação da arquitetura moderna, em um processo que culminaria na construção de Brasília.

O design ganhou muito mais espaço nos países da América Latina durante os anos 90 e 2000. Também influenciado pela internet e pela evolução da tecnologia, hoje o valor estético está presente em todos os objetos, inclusive dispositivos e aparelhos eletrônicos, que combinam funcionalidade com aspecto visual.

Móveis modernos no Brasil o design moderno é um dos mais democráticos

A reprodução em massa de peças assinadas por artistas se tornou uma característica do design atual. O design moderno é um dos mais democráticos. Compatível com todos os tipos de ambiente, é ótimo para os mais pequenos, mas funciona perfeitamente em espaços maiores, onde pode mostrar toda a sua força.

O estilo moderno também é um retorno ao básico e, portanto, valoriza o uso de materiais cotidianos ou naturais, evitando componentes excessivamente elaborados. As estrelas aqui são vidro, couro, cimento, fibras naturais, madeiras não tratadas e, principalmente, metais, amplamente utilizados na decoração modernista, de lustres a móveis.

Design moderno e uso de materiais incomuns

O uso de materiais incomuns, como mangueiras de água, nascentes e até animais empalhados, também é explorado na composição de muitas peças. Ao contrário do uso excessivo de curvas e refinamentos da época anterior, o estilo moderno de decoração valoriza o padrão estético das linhas horizontais e verticais retas, com armários, móveis e janelas retas.

Aparentes linhas bem definidas ajudam a criar cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar muita atenção para si mesma. O estilo contemporâneo, que muitas vezes é confundido com o modernista, coloca mais ênfase em curvas e superfícies texturizadas.

O design é um determinante chave do sucesso dos negócios

Especialmente em mercados onde os consumidores estão cada vez mais atentos à moda e móveis. Os designers precisam estabelecer recursos específicos para reconhecer essas tendências. A pesquisa de tendências é vital para a indústria de transformação como parte integrante dos processos de inovação e design moderno.

Objetos e móveis que possuem identidades para seus usuários despertam necessidades pessoais, a satisfação de necessidades estéticas não é necessária para a existência física do ser humano, mas para satisfação psíquica. A função muito mais simbólica do que útil se torna muito presente no design moderno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *