Que habilidades você precisa para ser um designer de móveis? · Raiz Project

Que habilidades você precisa para ser um designer de móveis?

Furniture design in Brazil
Modernismo brasileiro: design de móveis no Brasil
outubro 22, 2019
How to repair damaged wood furniture - Raiz Project
Como reparar móveis de madeira danificados
novembro 29, 2019

Um designer de móveis é quem apresenta as pessoas à beleza, relaxamento e modernismo. Assim, é uma profissão que recebe ampla atenção em todo o mundo hoje, à medida que o interesse das pessoas em ter um design agradável e atraente para suas estruturas está aumentando.

Mas, de fato, todo o glamour que cerca essa profissão ou, mais precisamente, o ofício da arte, ofusca o leque de habilidades desenvolvidas através da percepção e, é claro, de pesquisas, estudos e dedicação. Afinal, trata-se de encontrar soluções de design criativas e inovadoras para os ambientes, enquanto se preocupa com a mente, a saúde, a segurança e o bem-estar dos clientes – ou seja, com a melhoria da qualidade de vida como um todo – e precisa de dedicação incansável. O designer de móveis é muito mais do que apenas estética.

Habilidades técnicas de um designer de móveis

O designer de móveis deve ser capaz de aplicar várias técnicas que contribuem para o planejamento e desenvolvimento de peças. Realiza esboços padronizados, perspectivas e desenhos de móveis planejados, estudos e modelos volumétricos, aplica aspectos ergonômicos ao projeto, pesquisa e define materiais, ferragens e acessórios que serão utilizados, cuida da documentação técnica padronizada, monitora os processos de produção de móveis e aplica os conceitos de sustentabilidade ao desenvolvimento de móveis, entre outras funções.

Designer de móveis: ergonomia e estética

Esse profissional deve ter bom raciocínio lógico aplicado na área e estar interessado em paisagismo, ergonomia e estética. Algumas pessoas afirmam que saber desenhar é fundamental para atuar como designer de móveis, mas o design gratuito não é tão essencial para a prática profissional. Obviamente, é importante ter um bom histórico de design, mas o software projetado para 2D, 3D e desenvolvimento de projetos ajuda o trabalho árduo desse profissional. Com isso em mente, esse profissional desempenha um papel importante na vida cotidiana.

Os profissionais precisam ser altamente colaborativos

No entanto, como ninguém pode dominar todo o conhecimento, o designer de móveis deve desenvolver seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e cercar-se de pessoas que possuam as qualidades necessárias para formar uma equipe de trabalho equilibrada. O designer de interiores comercial exige coordenação complexa e muitas vezes envolve muito trabalho em equipe. Para trabalhar nessa área, os profissionais precisam ser altamente colaborativos, práticos e flexíveis e conhecer as leis, normas e códigos mais importantes.

Habilidades gerais de um designer de móveis

Atualmente, um designer de móveis trabalha em parceria com engenheiros, arquitetos, empreiteiros, artesãos, comerciantes de móveis, empresários e proprietários de residências – espera-se que um designer seja capaz de: ter empatia com o cliente, colocar-se no lugar dele para realmente entender quais são seus desejos e necessidades.

Além da criatividade, um bom olhar e estilo, uma perspectiva aberta e uma abordagem flexível são características importantes. A capacidade de enfrentar desafios e estar atenta aos detalhes é fundamental, assim como a persistência e o senso de humor. Um dos aspectos principais dessa profissão é o relacionamento interpessoal, que envolve clientes, contratados, fornecedores e outros especialistas que fazem parte da equipe do projeto. A capacidade de estabelecer um relacionamento agradável, mas com a autoridade necessária, é fundamental para o sucesso de um projeto.

Enquanto muitos profissionais de outras indústrias precisam ter uma abordagem específica, o designer de móveis deve ter uma visão ampla e multidisciplinar e, para isso, precisa de destreza e versatilidade para percorrer diferentes disciplinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *